URLs infectadas prejudicam a experiência do usuário e afetam negativamente os rankings do site
Não é novidade que o Google prioriza a experiência do usuário em seus resultados de busca. Sites que apresentam uma boa experiência aos usuários recebem um melhor posicionamento nos resultados de busca. Já os sites cujas páginas apresentam erros ou estão infectadas por vírus ou spams, tendem a ter seus rankings reduzidos.
A razão é simples: quando um usuário encontra um site com problemas de navegação – como páginas que não carregam, que estão cheias de propagandas ou redirecionamentos, ou que apresentam vírus –, ele provavelmente irá abandonar a navegação naquele site e procurar outros lugares para encontrar as informações que estava procurando. Dessa forma, o Google penaliza os sites que apresentam erros ou estão infectados, pois estes são responsáveis por prejudicar a experiência do usuário.
Ao contrário do que muitos pensam, o Google não é alheio aos problemas de segurança na web. O buscador monitora constantemente a situação de segurança na internet e toma medidas para evitar que os usuários sejam vítimas de ataques. Além disso, o Google Chrome possui um recurso, o Google Safe Browsing, que avisa os usuários quando eles estão navegando em um site que pode estar infectado.
Por isso, é muito importante que os site cuidadosamente monitorados e mantenham seus rankings no Google. Erros de navegação e sites infectados podem prejudicar drasticamente os negócios.